02/06/2009

Por que o Rock?

Este Blog é voltado para fãs do rock e suas principais vertentes culturais, por se tratar de um gênero musical amplo e complexo, na sua composição cultural.

No rock temos varias vertentes que foram se desmembrando do som original, todavia com estes vários desdobramentos que ainda acontecem, o rock em sua essência permanece o mesmo agregando cada vez mais fãs em busca da sua principal filosofia liberdade e critica a social.

O rock se origina de vários ritmos musicais, mas uma de suas principais influencias é o blues americano, ritmo este nascido com escravos libertos da região do rio Mississipi nos EUA.

Com o passar dos anos os desdobramentos musicais dentro do gênero, originaram vários outros entre eles o heavy metal, o punk rock, o hardcore, rock progressivo entre outros.

Na década de 70 o rock se politizou e promoveu o Woodstock maior festival pela paz, nos EUA, com o lema “Paz e Amor”, contrariando o capitalismo e as investidas americanas no Vietnã, meio milhão de jovens compareceram ao evento que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

No Brasil o Rock surge em um primeiro momento com a cantora Celly Campello com as musica “banho de lua” e “Estúpido Cupido”, no inicio da década de 60, nesta mesma linha surge então a jovem guarda que contou com cantores com renome nacional como Roberto Carlos e Wanderléia.

Na década seguinte surge um rock mais critico com Raul Seixas, e seguindo este conceito nos anos 80 surgem as bandas com que deram voz ao rock no país, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Os Paralamas do Sucesso, Cascavelletes, Bandalheira, Replicantes e muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, comentários moderados pelo autor.